A Ericsson vai colaborar com a Scania e o Instituto Real de Tecnologia Sueco no seu laboratório Integrated Transport Research (ITRL), para explorar as soluções de transporte do futuro.

A iniciativa conjunta, que irá focalizar-se em áreas como autocarros autónomos e o melhoramento de sistemas de gestão de tráfego, faz parte do programa “5G for Sweden”. A parceria irá contar com especialistas em tecnologia da Ericsson, cientistas do KTH e especialistas da indústria de transportes da Scania. O objetivo da parceria consiste no desenvolvimento ideias e propostas que recorrem à tecnologia para criar os sistemas de transporte do futuro.

Sara Mazur, Diretora de Investigação da Ericsson, refere: "A intenção da pesquisa é validar e fazer evoluir tecnologias e soluções que a nossa infraestrutura de transportes possa beneficiar no futuro. Queremos desenvolver e apresentar novos produtos e novos modelos de negócio em cooperação com a Scania para o setor dos transportes, assim como para novos mercados”.

Sara Mazur acrescenta: "Estamos muito orgulhosos da nossa participação ativa no projeto “5G for Sweden”, que tem como objetivo usar a tecnologia para melhorar a sociedade sueca. O projeto ITRL está em linha com a visão que a Ericsson tem para a Sociedade em Rede”.

O ITRL Lab estará em funcionamento até ao fim de junho de 2021.