Vladimir Yakunin (presidente da empresa "Russian Railways") envia o seu macro projeto para ser aprovado, e como afirma o jornal "Siberian Times", este homem de negócios apresentou um plano para construir uma estrada Siberian gigante com 21 mil quilômetros, ligando as cidades de Londres e Nova York através da Rússia.

Yakunin disse ao Grupo Motoristas do Asfalto que apresentou o plano na reunião da "Academia de Ciências da Rússia, em Moscovo,"

O objetivo é a construção de uma estrada que liga a fronteira oriental do país com o estado do Alasca em toda a estreita faixa de mar Bering que separa a Ásia da América do Norte. Apelidado de "Trans-Eurasian Belt Desenvolvimento (Tepr)", o projeto tem como objetivo seguir a rota do Trans-Siberian Railway. "Vai ser um interestadual entre civilizações. O projeto deve tornar-se realidade e com base em novas tecnologias ", explica político citado pelo" Siberian Times ". A distância total da estrada seria de cerca de 21.000 milhas e passar por cidades como Londres (Inglaterra), Moscovo (Rússia),  Fairbanks (Alaska) e Nova York (EUA).
No entanto, o relatório não fornecerá detalhes de como será o percurso do projeto acima.

Atualmente, não se sabe qual a entidade que será responsável para cobrir este imenso (ainda não aprovado) projeto. Na verdade, foi mesmo oferecido um orçamento para além da alegação de que o custo será de "bilhões de dólares". No entanto, suspeita-se que o capital inicial pode ser altamente recompensado no futuro com base na renda gerada pela estrada.